Bienal 2013 - Talentos da Maturidade

Blog dos Talentos

Quem são os jurados do concurso

Publicada em 04/12/2011 às 21:48:09 por: Talentos da Maturidade

Os nomes dos jurados do Talentos da Maturidade não são divulgados com antecedência para não contaminar o processo, evitar fraudes e exposição pessoal dos selecionados.

Agora já podemos conhecer quem são estas pessoas que tiveram a missão quase impossível de escolher alguns representantes entre milhares de obras incríveis:

Literatura

Bernardo Ajzenberg - Escritor, tradutor e jornalista. Finalista do prêmio Portugal Telecom de Literatura em 2009, vencedor do prêmio Jabuti em 2010 pela tradução de Purgatório. Foi ombudsman da Folha de São Paulo e coordenador executivo do Instituto Moreira Salles. Atualmente é diretor executivo da editora Cosac Naify.

Evandro Affonso Ferreira – Escritor. Vencedor do prêmio APCA 2010 e finalista do prêmio SP de Literatura.

Michel Laub – Escritor e jornalista. Recebeu prêmio Erico Veríssimo / revelação da união brasileira dos escritores. Finalista dos prêmios Jabuti e Portugal Telecom.

Reynaldo Damásio – Trabalhou na Folha de São Paulo, Fundação Memorial da América Latina e Unimarco Editora. É editor e coordena a oficina de crítica literária no projeto Tantas Letras! E resenha livros para Folha de São Paulo.

Luciana Araújo – Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Trabalhou como jornalista para a Editora Melhoramentos, portal iG e Ilustrada da Folha de São Paulo. Atualmente colabora na editora Abril Educação.

Manuel da Costa Pinto Neto – Mestre em Teoria Literária pela USP, jornalista, editor do programa Entrelinhas da TV Cultura, colunista da revista São Paulo e editor do Guia da Folha.

Artes Plásticas

Ricardo Resende – Mestre em História da Arte pela USP. Foi diretor do Centro de Artes Visuais da Fundação Nacional de Artes do Ministério da cultura. Desde 2006 é consultor do Projeto Leonilson e atualmente é diretor geral do Centro Cultural São Paulo

Alexandra Ribas Itacarambi - Formada pela The Juilliard School/ Nova York, ganhou o Hector Zaraspe Prize em 1998. Foi produtora executiva do Projeto Dança Comunidade de Ivaldo Bertazzo. Em 2007, atuou como curadora associada do CCSP/Galeria Olido. Atualmente é diretora da Divisão de Ação Cultural e Educativa

Débora Bolsoni - Artista plástica e mestranda em Poéticas Visuais pela ECA-USP, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro (1991 a 1993) e desenho na Saint Martin School of Art em Londres (1993). Entre 2009 e 2010, dirigiu Ação Cultural e Educativa do Centro Cultural São Paulo.

José Augusto Ribeiro - Crítico de arte e mestre em Teoria, História e Crítica de Arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Desde 2010 é o Curador de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Giuliano Tierno de Siqueira - Mestre em Arte-Educação pelo Instituto de Artes da UNESP. Licenciatura plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas. Coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu A Arte de Contar Histórias – Abordagens filosófica, poético-literária e performática, pela FINOM (Faculdade do Noroeste de Minas).

Música Vocal

Sérgio Alexandre Sciotti - Iniciou estudos de piano aos 5 anos. Aos 12 anos, recebeu o prêmio de "Melhor intérprete da música brasileira". Estudou piano erudito com Lina Pires de Campos. Aos 16 anos iniciou estudo de piano popular com Fernando Motta e Amilton Godoy. Dirige a Artlivre Escola de Música, que completará 30 anos de existência.

João Frederico Sciotti - Começou seus estudos de flauta aos 5 anos de idade e com 11 anos já era profissional. Recebeu formação erudita com mestres renomados e a partir de 1974, ganhou vários concursos nacionais e internacionais para jovens instrumentistas. É solista da Orquestra de Câmara OPUS de Belo Horizonte, e da Orquestra Filarmônica Bachiana Jovem de São Paulo.

Estela Paixão - Leciona canto popular desde 2005, atualmente, faz parte do corpo docente da escola Art Livre e daSecretaria de Cultura de Taboão da Serra (Liceu de Artes), onde atua como professora de Canto Popular e preparadora de corais e grupos vocais. Desde 2009, integra o Grupo Ecco.

Fernando Murilo Fragoso Martin – Formado em Composição e Regência pela UNESP. Atualmente é professor de piano popular da escola Artlivre, pianista dos corais do Tribunal de Contas do Município e Secretaria do Verde, além de compositor e arranjador de jingles e trilhas sonoras para o estúdio OMNI AUDIUM

Alberto Guedes Miranda - Violonista natural do Rio de Janeiro. Formado em Violão na Universidade Cruzeiro do Sul em 2008. Atualmente desenvolve trabalho em Duo com o Violonista Caio de Souza apresentando repertório da Música Erudita e Popular para dois Violões.

Fotografia

Renam Christofoletti – Trabalhou como assistente dos fotógrafos André Schriliro e Gui Paganini. Atualmente esta a frente dos principais editoriais e capa de revistas de moda como: MAG, Vogue Brasil, Vogue RG, Vogue Noivas, Iguatemi, Lola, Capricho, Gloss, Lofficiel, Emporio, Ouse, Revista W, First (revista Italiana), Marie Claire.

Rafael Jacinto - Parte integrante do coletivo CIA DE FOTO, um coletivo baseado em São Paulo, Brasil, que existe desde 2003. Com forte pesquisa teórica e experimental, desenvolvemos trabalhos que questionam o espaço das imagens e seu entendimento, alargando fronteiras e aproximando as linguagens.

Renato de Cara - Jornalismo, pela PUC/SP. De 1999 a 2010 fotografou os bastidores dos desfiles de moda. Desde 2006 dirige a Galeria Mezanino, com sede no bairro da Liberdade mas, ainda, de caráter itinerante, expondo novos e consagrados talentos. Já realizou mais de 50 mostras coletivas e individuais em vários espaços culturais de São Paulo.

Beto Guimarães - Atua há mais de quinze anos no mercado de moda. Atualmente é diretor de criação da agência carme - planejamento e criação de marcas.

Cláudia Leão - Fotógrafa e pesquisadora. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Doutoranda na mesma instituição. Atualmente é professora Assistente I da Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Ciência da Arte (ICA/UFPA).

Envie seu comentário

Nome: celso moreira borges

Commentario: eu acho que num universo de mais de quase quinze mil trabalhos em literatura que foi o meu caso no concurso, acho que não são avaliados com igualdade. acho que são escolhidos de forma aleatoria, no meu caso que ja escrevi tres livros, vou transformar em

Data: 04/12/2011
Nome: Ligia

Commentario: Sinto-me deveras prestigiada ao saber que pessoas de alto nível literário leram meu conto. Para ficar mais feliz bastava um pequeno comentário de algum deles.

Data: 05/12/2011
Nome: martinho vilar correia lima

Commentario: Deduso e lamento que o nivel dos trabahos do setor literario que diz respeito a poesias não tenha sido satisfatorio neste concurso,visto que, num universo de aproximadamente quinze mil trabahos literarios,entre os cinco escolhidos, todos são contos.Parti

Data: 05/12/2011
Nome: Francisco Assunção

Commentario: Realizei meio sonho, isto é, concorri pela primeira vez a um concurso cultural. Não ganhei, portanto, não completei meu sonho integralmente. Mas, como meu conto 21212 relata quando os humanos matam a morte e ainda está muito distante, a metade do meu sonh

Data: 05/12/2011
Nome: rui gonçalves

Commentario: na escala de participantes do13º da gostaria de ver a classificação de todos

Data: 05/12/2011
Nome: ÉLIAmARTINS eMERICK

Commentario: Participar do concurso foi gratificante para mim, principalmente pelos comentários recebidos de pessoas que não me conhece. Nunca tive pretenção de ser escritora, mas quis, na minha biografia real e verdadeira, passar uma vida de luta honesta e vitoriosa

Data: 05/12/2011
Nome: Antonio Terra

Commentario: Também acho que escolhem de forma aleatória e precipitada para se livrarem do trabalho e cumprirem sua obrigação. Isso deveria ser dividido em fases em cada fase deveria ser divulgada uma lista com os classificados, como nos festivais de música. Não assim

Data: 06/12/2011
Nome: Antonio Terra

Commentario: Quando alguém escreve, o faz para o povo e não para pessoas "especializadas". Os trabalhos teriam que ser submetidos também ao consenso popular. Deveria haver várias fases eliminatórias e em todas elas o acompanhamento popular. Assim como foi é muito du

Data: 06/12/2011
Nome: Vanilde Resende

Commentario: Concordo que os diversos gêneros literários deveriam ser melhor distribuidos.Pena que a poesia ficou de fora.

Data: 06/12/2011
Nome: José Luiz de Almeida (Zé Gaiola)

Commentario: É com grande satisfação que participei deste concurso pela segunda vez e farei todos outros oportunamente. Concordo com os Sr. Celso e o Martinho.

Data: 06/12/2011
Nome: José Luiz de Almeida (Zé Gaiola)

Commentario: Foi com muita honra e satisfação que participei de dois Concursos 12º e 13º e si Deus quiser estarei no próximo.Concordo com os Srs. Celso e Martinho.

Data: 06/12/2011
Nome: josé nascimento pereira

Commentario: "tem uma pedra no caminho/no caminho tem uma pedra"-quantos desses honrosos e sábios jurados leriam esse poema até o final,sabedor de ter este sido composto por um anonimo?.Acredito que conhecendo o renomado poeta,todos os premeariam.Como pr

Data: 06/12/2011
Nome: ALBA MARIA CAVALCANTE BEZERRA

Commentario: Com todo respeito `a Comissão Julgadora, é impressionante como não consta , em nenhum currículo, a expressão "poeta".

Data: 06/12/2011
Nome: João Batista da Rocha

Commentario: Espero que, em proximos concursos, divulguem claramente os critérios de julgamento. Em Fotografia, que é arte visual, vi premiarem mais a interpretação que a estética. Premiaram a moita, imaginando que havia uma pessoa muito bonita atrás dela. "Cabeça

Data: 06/12/2011
Nome: lucas

Commentario: Percebo que não houve unanimidade e tao pouco uma aceitaçao plena pelos resultados e mais, a maioria dos vencedores eram de sp e rj. Tudo bem, que em cabeças de jurados não se sabe o que tem dentro...Não levou em consideração a opiniao dos internautas, ta

Data: 07/12/2011
Nome: elnora maria lorena de moura

Commentario: que horas vai ser a escolha dos melhores, gostaria de acompanhar. estou muito anciosa

Data: 07/12/2011
Nome: camila

Commentario: Não escolheram nenhuma arte contemporânea, realmente nao sei o critério deste juri,haja vista, que a arte não é só a que foi escolhida...

Data: 07/12/2011
Nome: getulio silva

Commentario: Para mim o melhor trabalho foi o "reciclador" alem do tema ser atual e a arte dele um acadêmico de dar inveja, chega parecer uma foto! Bravo

Data: 07/12/2011
Nome: Nilza Guedes Cesar

Commentario: Nós, simples mortais não estamos em condições de competir com nomes de pessoas de alto nivel, como seja, escritores, poetas, professores, eles participam mais como hoby. Já são conhecidos e reconhecidos.Enfim, continuaremos a participar, nos realizamos c

Data: 07/12/2011
Nome: Daisy Maria Gomes Samico

Commentario: Foi muito bom participar do talentos da maturidade.

Data: 07/12/2011
Nome: Arquimedes da Silva Costa

Commentario: A arte não tem fronteiras e deve representar todos os gêneros e tipos de obras, daí a observação procedente de alguns colegas de questionarem a não inclusão, por exemplo, da “Poesia” no critério de proporcionalidade. Estimo que algo em torno de 3.500 trab

Data: 07/12/2011
Nome: N?lio B Santos

Commentario: Comungo da idéia de se divulgar uma lista com, pelo menos, 50 trabalhos que foram classificados e não premiados. Ou seja: do 6o. ao 50o. colocado em cada categoria. Isso daria mais credibilidade ao resultado. Sugiro, ainda, a inclusão de poeta(s) nas próx

Data: 07/12/2011
Nome: S.R. Nicola

Commentario: Sem querer "chorar sobre o leite derramado"... Se há uma coisa que tem que melhorar neste concurso, são as subdivisões das categorias. Prosa com Verso? Crónica com Ficção? Foto-jornalismo, como Foto-arte??... Dá no que deu. O Santander tem como fazer me

Data: 08/12/2011
Nome: João Batista da Rocha

Commentario: Lamentável a publicação truncada dos comentários.Isso dá uma amostra do respeito (ou desrespeito) dos organizadores do concurso em relação aos participantes.

Data: 08/12/2011
Nome: Maria Aparecida Gentine Franceschi

Commentario: Estou certa, que a poesia já deixou de Ser... na Literatura,e dela me resta Saudade...

Data: 09/12/2011
Nome: Arquimedes da Silva Costa

Commentario: A arte não tem fronteiras e deve representar todos os gêneros e tipos de obras, daí as observações procedentes de alguns colegas de questionarem a não inclusão, por exemplo, da “Poesia” no critério de proporcionalidade. A arte só não pode estar em desarmo

Data: 10/12/2011
Nome: Arquimedes da Silva Costa

Commentario: Estimo que algo em torno de 3.500 trabalhos de Literatura, represente uma tarefa difícil para ser apreciada em tão pouco espaço de tempo. Para o próximo concurso (14º) sugiro rever o procedimento para a clara percepção de igualdade na escolha de gêneros,

Data: 10/12/2011
Nome: Nídia Maria da Costa Reis

Commentario: Gostqei mais do sistema de comunicação do concurso de 2010. Facebook é meio complicado e não me estimula a trocar ideias. Quanto ao resultado, achei justo. Gosto de participar, mas não espero nenhum prêmio. Depois de nove participações, reconheço que não

Data: 18/12/2011
Nome: ALBA MARIA CAVALCANTE BEZERRA

Commentario: Votos de Feliz Ano Novo para toda a Equipe do Concurso. Aproveito a oportunidade para saber se o certificado de participação no Concurso ainda não foi enviado, pois não recebi o meu.

Data: 01/01/2011